21.12.11

Exposição de fotos Elias Haddad


Durante todo o ano de 2011 foi desenvolvido na Loja Ciranda uma série de atividades culturais relacionadas a literatura, musica e ao brincar com vários grupos de Londrina e região, mas somente 1 fotógrafo fez a cobertura fotográfica de todos estes eventos... Ele se chama Elias Lourenço Haddad. Elias capturou momentos que ficarão na memória de todos, como contações de história, momentos compartilhados entre pais e filhos e crianças absortas em seu mundo de fantasia. Estes momentos fotografados foram intencionalmente clicados por Elias, que está se profissionalizando como fotógrafo, pois ele tem algumas características que nos surpreendeu a cada dia, principalmente a sua percepção e sensibilidade aguçadas. Algumas fotos foram publicadas no calendário 2012 que você também pode acessar aqui no nosso blog, outras que não couberam neste trabalho, mas são belas imagens, fizemos uma exposição na Ciranda e também esta virtual, que você confere abaixo.






















 Elias nasceu em Londrina em 1989 com a Síndrome de Down e mesmo tendo uma deficiência visual devido a catarata, tem ângulos de visão que a sua mente criativa imagina e registra com singeleza própria.Nossa jornada foi assistida por sua família e por vários profissionais envolvidos neste projeto, especialmente sua Terapeuta Ocupacional, Madalena Santana e o fotógrafo Caximbo  que o assistem na qualificação profissional e nos aproximaram desta pessoa encantadora. Sabemos, por experiência, que o desempenho e a produção das pessoas com deficiência intelectual muitas vezes superam as expectativas e ampliam as possibilidades de experiências de vivermos realmente na diversidade, respeitando e conhecendo as capacidades e as possibilidades de cada individuo... mas vivenciar esta experiência durante o ano de 2011 certamente superou todas as teorias e nos transformou em pessoas mais compreensivas, atentas e – com certeza – mais alegres de saber a possibilidade de um mundo melhor para todos nós, com nossas grandezas e diferenças. 

Foto de Luciano Oliveira
  Já dizia o poeta Pablo Neruda “O adulto que não brinca perde para sempre a criança que habita nele”. E é isso que estamos fazendo desde nossa inauguração, em maio de 2005, mantendo a doçura e a esperança da infância. Só que, naquele momento, não imaginávamos a dimensão que isso tomaria... como é bom saber que hoje fazemos parte da infância e das brincadeiras de tanta gente.... e é tanto carinho que recebemos de volta, tantos olhares gratos que é impossível não se emocionar com as estórias que nos contam.... são tantas "carinhas" que passam por aqui ( imagina... tem gente que vimos na barriga e agora já ficam lá, lendo compenetradas ! ), tantos prazeres simples, tanto aprendizado diário, que só temos que agradecer, todos os dias, a todas as pessoas que acreditam no nosso trabalho...
Quando escolhi o nome Ciranda foi por lembrar esta brincadeira onde crianças e adultos dançam e giram de mãos dadas , com os olhos nos olhos. Nas cirandas algumas pessoas saem da roda e outras entram, ocupando novamente o espaço.
E nessas voltas da vida muita gente já se encontrou aqui, na nossa Ciranda, e nos deu um pouquinho de si, de seu trabalho, de sua alegria, dores, sua esperança... uma dessas pessoas é Elias Hadad que nos mostra, através de seu trabalho impresso aqui, rostos, sorrisos, cumplicidades e a alegria de encontros de amigos, pais, filhos e desconhecidos que vieram nas contações de história, feiras, cursos e passeios na loja .
Tudo isso só é possível por podermos contar com amigos, parceiros , fornecedores e equipe que acreditam em nosso trabalho e nos dão o apoio para que a Ciranda continue a girar trazendo sorrisos, alegria e conhecimento . Somos gratos por estarmos de mãos dadas !

 
 “Quando escolhi mudar o passo fui brincar. 
Tem tanto espaço pra cantar e pra pular.
Vou nessa roda pôr meu tempo pra viver, que na
ciranda minha vida vai girar.
Se um dia desses, me olhando não me ver,
fui levado na levada de outras mãos que segurei, to levado na levada dessas mãos que segurei.”(Lucas Barel) Grupo Encantoria  
Se quiser escutar esta linda música é só clicar  na linha acima)
 
Nosso parceiros... De mãos dadas neste projeto !
 







 
 

4 comentários:

  1. Que lindo! Parabéns pelo trabalho, Denise e toda a equipe... Beijos e um otimo 2012 pra vcs!

    ResponderExcluir
  2. Sou uma grande admiradora de vocês! Parabéns pelo trabalho maravilhoso! Beijo grande a todos e um 2012 cheinho de realizações para vocês!
    Cris Bauab

    ResponderExcluir
  3. Demais,Parabéns sempre me sinto criança dentro desta loja e adoro participar das atividades proporcionadas. Ciranda, cirandado sempre. bjos a todos

    ResponderExcluir
  4. Belo trabalho Denise, a sua loja é especial...
    bj
    Fernanda - Bauru

    ResponderExcluir