19.10.11

Eventos que apoiamos !!!!

Olá pessoal, este encontro de Contadores de Histórias está recheado de encantamento, troca de idéias e experiências com muita gente legal. É interessante para Educadores, Pais e para as crianças. Neste primeiro momento está sendo divulgado as oficinas para adultos, mas fiquem atentos pois muita coisa legal será compartilhada com as crianças ! Começa neste sábado, dia 22/10!
Vão ser oferecidas quatro oficinas durante o 1º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina, todas relacionadas à arte de narrar histórias.

1.Oficina de Contação de Histórias, com Dani Fioruci (Biblioteca Viva Itinerante )

As histórias nos levam para mundos distantes, trazem mundos até nós e contam sobre nós mesmos. Fábulas, contos, lendas, mitos, histórias, quando contados, se tornam vivos, dinâmicos. Os ouvintes participam, identificam-se e conhecem mais sobre sua identidade cultural.
Baseada no tripé estudar – confeccionar – contar, a oficina tem como objetivo instigar educadores a dar voz às suas histórias. O conteúdo vai abordar o iniciar e terminar da história, o estudo da história, a percepção da estrutura e climas, o enriquecimento da narrativa com confecção de recursos, brincadeiras, cantigas e exercícios que enriquecem o repertório do narrador.

22/10 – Sábado – Carga Horária: 6 horas – Número de vagas: 20
9:00 às 12:00 / 13:30 às 16:30 - Local: Casa de Cultura – Divisão de Artes Cênicas

______________________________


2.O Tecer do Contador de Histórias, com Guiomar Pimentel (Fio da Meada)

A arte de contar histórias favorece acesso aos significados fundamentais da vida humana através da experiência artística e estética. Essas imagens visuais, táteis, olfativas, sonoras surgem durante a escuta de uma sequência narrativa. A imaginação entra em ação. O objetivo desta oficina é proporcionar o contato com esta arte, oferecendo possibilidades para que cada um possa experimentar e descobrir seus recursos próprios, de modo a favorecer o ato de contar histórias. O programa inclui: a importância da respiração para a contação de histórias, a descoberta da palavra e seu colorido, o despertar da voz, o corpo como instrumento, técnicas que facilitam a memorização do texto e a construção de repertório.

24, 25 e 26/10 – Segunda, terça e quarta-feira – Carga Horária: 9 horas (3 dias)
– Número de vagas: 20
8:30 às 11:30 - Local: Museu de Arte de Londrina

______________________________
3. Acordais – A arte de contar histórias, com Regina Machado
A idéia central da oficina é familiarizar os participantes com o universo das narrativas tradicionais, por meio do contato criador com contos de tradição oral. Os conteúdos dizem respeito ao conto entendido como arte narrativa de tempos primordiais, ao contador de estórias visto em suas características e formação e à audiência, compreendida nas suas possibilidades de aprendizagem e nos efeitos da escuta.

27/10 quinta-feira – Carga Horária: 3 horas – Número de vagas: 30
9h às 12h - Local: Casa de Cultura – Divisão de Artes Cênicas

_____________________________

4. Oficina Ler e Contar histórias, com Fátima Café

A oficina oferece algumas ferramentas necessárias para desenvolver o trabalho de leitura e narração de histórias. Trabalha técnicas de leitura e narração e a melhor maneira de empregá-las, de acordo com as características específicas de cada texto.
Tendo em vista que o ouvinte de uma história executa uma leitura global do que lhe está sendo dito, apreendendo não só as informações objetivas contidas na obra, mas também as informações subliminares transmitidas pelo narrador através de suas pausas e inflexões, a oficina pretende tornar o narrador consciente de suas características, em contraponto às características da obra a ser transmitida.
Serão estudados o texto, o estilo do autor, a palavra, voz, gesto e o estilo narrativo de cada participante.

27 e 28/10 – quinta e sexta-feira – Carga horária: 8 horas (2 dias) – Número de vagas: 30
8 às 12h - Local: Casa de Cultura da UEL – Divisão de Artes Cênicas


As inscrições para as oficinas devem ser feitas através do email biblioteca@londrina.pr.gov.br ou pelo telefone (43) 3371-6500
Todas as atividades são gratuitas.
Patrocínio do POMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura / Secretaria de Cultura de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário